Talvez essa seja a pergunta mais feita desde que descobrimos todo o potencial do Instagram para as marcas.
E a resposta é aquela que ninguém gosta de ouvir: depende. Mas, para te ajudar, vamos explicar como lidar melhor com essa rede!
Apenas no Brasil, são 99 milhões de pessoas conectadas ao Instagram, com mais da metade dessas contas sendo de possíveis clientes para o seu negócio.
Pois é, estar no Instagram, hoje, é essencial para qualquer um que deseje vender, seja seus produtos ou serviços.
Contudo, para que o usuário se torne cliente, é preciso traçar uma estratégia de marketing digital e demandar algo que a maioria das pessoas não quer: tempo.
Por que preciso investir tempo no Instagram?
Para ter um crescimento na rede social, não basta apenas postar por postar. É necessário realizar uma análise de público e objetivo.
É preciso fazer um estudo do seu público-alvo e produzir conteúdos de valor, elaborar uma rotina de posts, demandando tempo e atenção em cada passo.
Manter uma frequência também é essencial, da mesma forma como posts variados e sem foco não dão resultado, um post por mês também não vai dar.
O conteúdo que engaja é aquele que desperta sentimentos no cliente, seja a felicidade por uma dica, a gratidão por um ensinamento ou o riso por uma piadinha sobre algo que tenha a ver com o tema da sua marca.
Entenda o seu nicho e quais são os seus interesses e foque nisso!
O outro tipo de investimento de tempo no Instagram é: estar presente.
Por que preciso aparecer no Instagram?
Estamos na era do relacionamento, as pessoas querem e precisam se sentir próximas à empresa.
Todas as decisões da marca, desde a escolha das fontes, linguagem e identidade visual devem comunicar a sua personalidade, quem você é.
Estar nos stories, criar uma narrativa interessante para o público acompanhar, mostrar os bastidores, tudo isso ajuda na aproximação.
Usar os recursos da rede também é essencial, pois garante uma entrega maior. Atualmente, os Reels estão em alta. Dicas rápidas com as hashtags corretas vão te auxiliar a aparecer na aba “Explorar”, aumentando o seu engajamento.
Estar presente é também responder os comentários, directs, abrir caixinhas de perguntas e deixar que o próprio público te diga o que quer ver no seu Instagram.
Por isso é tão importante traçar uma estratégia de marketing de conteúdo inteligente, pois vai facilitar até mesmo nas ideias de posts e no conteúdo de valor a ser veiculado.
O diferencial para a sua marca é você mesmo! E o tempo que você está disposto para produzir conteúdo e manter essa aproximação será o elemento chave para o crescimento do seu perfil.
E nós podemos te ajudar com uma parte importante disso! A Maya é especializada em estratégias de marketing digital e de conteúdo para redes sociais.
Vamos juntos crescer no Instagram?