5 tendências de marketing digital para aplicar no seu negócio

5 tendências de Marketing Digital para aplicar no seu negócio

Com cerca de 63% da população mundial conectada, as marcas precisam se inserir nesse ambiente para captar consumidores. E o Marketing Digital pode ser um forte aliado para impulsionar o crescimento e aumentar as vendas. 

Por isso, conhecer e implementar tendências garante maior competitividade. Confira 5 tendências de Marketing Digital para investir e aplicar no seu negócio.

1. Conteúdo baseado em dados

Produzir apenas por produzir não é mais válido. A fase de produção frenética de posts e ebooks ficou no passado.

Atualmente, o Marketing de Conteúdo bem feito permite que os materiais sejam mais informativos e relevantes para o público. Ferramentas como o Google Analytics e análise de métricas ajudam a entender o que faz sentido para a sua audiência.

Dessa forma, produzir conteúdo com embasamento e a partir de análises, garante mais chances de se destacar. Nesse sentido, é importante investir em pesquisa e planejamento para que os posts sejam úteis e fortaleçam o vínculo do consumidor com a marca.

2. Experiências híbridas

Experiências híbridas, que mesclam atividades presenciais e remotas, são outra tendência que deve vir para ficar. A experiência é relevante pois possibilita a personalização, inovação e conexão com o cliente. 

No Marketing, os eventos híbridos permitem a participação de pessoas de outras localidades, aumentando o alcance e o impacto do evento e da marca.

Outro ponto são as operações omnichannel. Comprar um produto online e retirar na loja física já é realidade, logo, as empresas precisam integrar diversos canais de atendimento para garantir uma boa experiência. 

O Marketing Digital é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o desempenho da empresa e mantê-la atualizada é fundamental para garantir mais competitividade.

3. Social selling

Esse formato representa uma forte tendência, já que os anúncios estão cada vez mais caros e o alcance orgânico cada vez mais reduzido. A alternativa é contar com o posicionamento dos próprios funcionários em redes sociais como LinkedIn e Facebook. Dessa forma, eles passam a atuar como micro influenciadores internos e criam conteúdo relevante sobre o mercado de um negócio. 

O objetivo é fazer com que seguidores avancem na jornada de compra, portanto, o alinhamento do discurso entre Marketing e Vendas é fundamental para garantir o sucesso da estratégia.

4. Nichos e comunidades

Comunidades cada vez mais nichadas estão ganhando cada vez mais força. Um grande exemplo é o BookTok, a comunidade de livros do TikTok com mais de 20 bilhões de visualizações.

O objetivo destas comunidades é conectar pessoas com interesses semelhantes e criar o sentimento de pertencimento. 

Por isso, a produção de conteúdo cada vez mais especializado está em alta e ações de Marketing nichadas são uma boa estratégia para aproximar a marca destas pessoas e facilitar a criação de  vínculos.

5. Novos tipos de influenciadores

O marketing de influência já não é novidade, afinal faz anos que os influencers fazem as famosas “publis” e associam a sua imagem às marcas. 

Porém, o influenciador que está em alta são os virtual influencers. Como o próprio nome diz, são virtuais, ou seja, não são pessoas de verdade. O maior exemplo é a Lu do Magalu, um verdadeiro fenômeno que soma mais de 55 milhões de seguidores.

Além disso, os próprios colaboradores das empresas passaram a ser influenciadores. Com o conhecimento da empresa,  eles podem influenciar sua rede de contatos e, mesmo que a audiência seja pequena, possuem grande poder de influência. 

Como está o seu planejamento?

Ter consciência das tendências de Marketing Digital é apenas o primeiro passo. Posteriormente, é preciso entender como colocá-las em prática no negócio e para fazer isso é preciso muito planejamento. 

Conte com a Maya para explorar todos os recursos da melhor forma possível. Somos especialistas e podemos ajudar a sua empresa a impulsionar os seus negócios com uma estratégia eficiente de Marketing Digital. Entre em contato e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *