A comunicação estratégica pode otimizar processos e melhorar a imagem da marca. Mas, antes de obter esses benefícios, a pergunta “como implementar uma comunicação estratégica na minha empresa?” pode preocupar o empreendedor. Entenda como colocar o método em prática a seguir.
O que é Comunicação estratégica?
Antes de qualquer coisa é fundamental compreender o que é comunicação estratégica e como ela pode contribuir para a marca antes de efetivamente implementar.
O método consiste no compartilhamento de informações corretas por meio dos canais apropriados e no momento mais conveniente. Portanto, ela deve estar profundamente alinhada aos objetivos de comunicação para o planejamento estratégico da empresa.
Além de contribuir para o sucesso do planejamento, outra potencialidade é ajudar a melhorar a opinião do público sobre a marca, posicionar a empresa em um cenário competitivo e até favorecer o alcance de novos mercados.
O que caracteriza esta estratégia?
Além disso, a comunicação estratégica deve possuir algumas características para que esteja efetivamente funcionando:
- Consistência
Aposto que você já ouviu a frase “Roma não foi construída em um dia”, certo? Logo, a comunicação estratégica da sua empresa também não vai ser desenvolvida do dia para a noite Afinal, o uso efetivo deste método requer planejamento e esforços contínuos. Portanto, para que a comunicação estratégica realmente seja estratégica ela precisa ser constante e consistente.
- Exatidão
Este tipo de comunicação não permite falhas e ruídos no processo. Logo, é necessário garantir o alinhamento aos demais discursos da empresa e dos funcionários, caso contrário, as chances da estratégia dar errado são grandes.
- Adequação
Convenhamos que direcionar a mensagem certa para a pessoa correta no momento oportuno não é uma tarefa simples. Dessa forma, é muito importante adquirir conhecimento sobre os hábitos de consumo e entender em que ponto os clientes se encontram no funil de vendas. Uma dica é apostar na análise de dados e métricas para entender o consumidor e enviar mensagens certeiras.
- Objetividade
Para que a comunicação realmente seja efetiva é fundamental estipular metas e objetivos claros. Assim, fica mais fácil entender quais caminhos são mais assertivos e o processo de acompanhar o desenvolvimento fica mais simples.
- Mensurável
Como diria o escritor norte-americano Peter Drucker, “O que pode ser medido pode ser gerenciado.” Consequentemente, a comunicação estratégica precisa ser mensurável a partir de metas e dos indicadores para que o resultado de cada processo seja acompanhado.
Como implementar a comunicação estratégica?
Primeiramente é essencial identificar e compreender os desafios que podem afetar o compartilhamento de informações. Nessa etapa é imprescindível identificar possíveis empecilhos que possam eventualmente atrapalhar a transmissão.
Também é importante definir metas, que são fundamentais para a eficácia e o sucesso de uma estratégia de comunicação. Além disso, KPIs como critérios de qualidade e indicadores são ferramentas para mensurar a efetividade do plano.
Quais os benefícios desta estratégia?
- Melhora a relação com clientes, colaboradores e fornecedores;
- Constrói a imagem da marca;
- Facilita processos de convencimento;
- Permite a troca informações com mais clareza.
Comunicação estratégica é com a Maya!
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