O e-mail marketing é uma prática muito difundida e utilizada por diversas empresas, mas quais são os tipos de e-mail marketing que você pode incluir na sua estratégia de comunicação? E, mais ainda, quais são as potencialidades de cada uma delas? Confira no texto.
O que é e-mail marketing?
A prática se refere a toda comunicação direta, via e-mail, entre uma empresa e seus clientes. É importante se atentar para a palavra “direta”, afinal, no e-mail marketing não existe nenhum intermediário para a entrega do conteúdo, ou seja, diferentemente das redes sociais onde há o algoritmo, nesta estratégia o conteúdo obrigatoriamente vai ser entregue para o destinatário. Portanto, ela é uma estratégia lucrativa com previsão de US$10 bilhões de receita em 2023 e de execução relativamente simples. Com isso em mente, conheça os tipos de e-mail marketing que você pode implementar para potencializar os seus resultados:
1. Newsletter
Este tipo é o mais comum no e-mail marketing. O objetivo das newsletters é levar informação para a rede de contatos de forma periódica e existem vários tipos de conteúdos como:
- Artigos;
- Posts de blog;
- Dicas;
- Novidades;
- Notícias.
Uma vantagem das newsletters é a segmentação para públicos específicos. Por exemplo, é possível enviar as novidades da empresa e, no próximo envio, os últimos posts do blog. Portanto, ela permite que os envios alcancem os leads de todos os estágios do funil de vendas.
2. E-mail promocional
O e-mail marketing promocional visa promover uma oferta. Vale ressaltar que aqui, o objetivo não precisa necessariamente ser vender produtos com preços menores.. O termo oferta também compreende divulgar conteúdos gratuitos ou até um evento da empresa.
Logo, é muito importante que o conteúdo esteja segmentado de acordo com o estágio de compra em que o lead se encontra.
3. E-mail sazonal
O e-mail sazonal é enviado em datas especiais como aniversário e festas de fim de ano para que os leads se sintam lembrados. Portanto, a ação é muito indicada para o estreitamento de laços com os clientes e consequentemente, uma relação mais próxima com a marca.
Neste caso, é importante usar recursos visuais de impacto e textos curtos que prendam a atenção do destinatário.
4. E-mail de boas-vindas
Como o próprio nome diz, este tipo é o primeiro contato com a empresa após o lead ter fornecido os dados. O e-mail marketing de boas-vindas é importante para reforçar a boa experiência do cliente e é fundamental para fazer o lead avançar na jornada de compras.
5. E-mail para clientes inativos
Nestas mensagens é preciso levar em conta se é o momento certo para retomar o contato. Afinal, um cliente fica inativo por muitas razões. Dessa forma, é fundamental analisar o contexto e a partir disso enviar a mensagem correta no momento certo para aumentar as chances de recuperar o cliente.
7. Pesquisa ou feedback
E-mails com pesquisas de satisfação são muito importantes para entender se a experiência do cliente com a marca está sendo boa.
Itens como atendimento, qualidade de produtos ou serviços são alguns exemplos que devem constar nas pesquisas.
Gestão eficiente das suas redes sociais
Além de investir nos variados tipos de e-mail marketing, é fundamental conferir a efetividade das ações a partir de métricas como taxa de abertura e de clique.
Se você quer uma gestão profissional do seu e-mail marketing para nutrir e fazer os seus leads progredirem na jornada de compra, conte com a nossa ajuda!
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