Talvez você já tenha se deparado com algum termo nos nossos posts que você não tenha entendido ou ouvido antes. Isso acontece porque no mundo do Marketing Digital existem uma infinidade de termos, principalmente em inglês, que podem ser difíceis de entender e memorizar.
Pensando nisso, trouxemos um glossário de termos de Marketing Digital para tirar as suas dúvidas para sempre sobre essas palavras. Assim, da próxima vez que for ler sobre o assunto, o contato com o material vai ficar mais simples e fluído.
Confira 10 termos de Marketing Digital:
- ROI
O ROI (Return on Investment) é o retorno sobre investimento, ou seja, é um cálculo que permite o entendimento se o dinheiro investido em marketing está se traduzindo em resultados concretos para o negócio. O cálculo é fundamental para alinhar as ações de marketing e assim garantir que a empresa não desperdice recursos com estratégias pouco efetivas.
Para calcular o ROI basta seguir a fórmula:
ROI = (Receita – Custo) / Custo X 100
- SEO
A palavra SEO se refere a Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca. Basicamente, o termo consiste em uma série de técnicas para garantir um bom posicionamento orgânico em páginas de pesquisa como o Google. Aqui a lógica é: conteúdo seguindo as regras de SEO = melhor posicionamento na página = mais visitantes.
- CAC
No glossário de termos de Marketing Digital, o CAC, Custo de Aquisição por Cliente, é uma métrica que revela quanto a empresa gasta para conseguir clientes. O indicador é essencial para garantir que os retornos estarão à altura do investimento e assim impedir que o orçamento da estratégia de marketing, seja e-mail marketing, marketing de conteúdo ou tráfego pago, seja superior ao lucro futuro.
- Persona
A palavra se refere a descrição fictícia de um cliente ideal. Na prática, a partir de pesquisas com clientes atuais, é possível traçar um perfil de cliente ideal a ser alcançado pela estratégia de Marketing. A persona deve conter características como poder aquisitivo, formação profissional e gostos pessoais.
- Lead
O termo abarca todo cliente em potencial de um negócio, ou seja, toda e qualquer pessoa possui interesse no seu produto ou serviço. Porém, é importante ter em mente que o lead não é sinônimo de consumidor. Logo, para converter lead em compradores é preciso oferecer conteúdo relevante para essa pessoa para aumentar as chances de conversão.
- Conversão
Quando ao criar uma página do seu site o objetivo é que o lead deixe os seus dados em um formulário e ele realmente o faz, isso caracteriza uma conversão.
- CTA
CTA é abreviação do termo Call-to-Action, ou seja, chamada à ação em português. A palavra nada mais é que um convite para quem está interagindo com determinado conteúdo realizar alguma ação. Frases como: “A promoção termina em 20 minutos, garanta o seu desconto!”, “Faz um tempo que você não nos visita. Volte e garanta um cupom de 15% off.” “Baixe o conteúdo exclusivo que preparamos para você.”
- KPI
Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores-chave de Desempenho apresentam o quão eficientes as estratégias de Marketing de um negócio são. Leads, tráfego, taxa de conversão são alguns exemplos de KPIs.
- Dor do cliente
A dor do cliente nada mais é do que um problema pelo qual a persona da empresa passa. Alguns exemplos são dor financeira e dor relacionada à produtividade são dores que o cliente enfrenta e que devem ser sanadas pela sua empresa. Tendo isso em vista, para atrair clientes é fundamental garantir conteúdo relevante que mitiga a dor imediata para depois oferecer a solução mais definitiva – o seu produto ou serviço.
- Landing page
Uma Landing page é uma página com o objetivo único de gerar conversão. Ou seja, dedicada a uma oferta que pode ser material gratuito para obter dados e assim manter o contato com o lead ou até mesmo vender um produto.
Alie estratégia a eficiência
A partir da leitura do nosso glossário de termos de Marketing Digital, você entende alguns termos deste universo e está um passo mais próximo de entender como eles podem trabalhar para impulsionar o crescimento da sua empresa. Mas, para garantir o máximo de eficiência das estratégias, é fundamental contar com profissionais eficientes.
E a Maya está a sua disposição para essa empreitada. Contamos com profissionais qualificados para traçar um estratégias de Marketing que façam sentido e tragam resultados para a sua empresa!
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