Um dos termos mais pesquisados em relação ao Marketing Digital no Google Trends é “PLR”. Mas o que é e como usar na estratégia da sua empresa? Continue a ler para entender as respostas para essas perguntas.
O que é PLR?
O termo é a sigla para a expressão Private Labels Rights, ou Direitos de Marca Própria em português, que se refere à venda de produtos digitais com licença de propriedade intelectual. Ou seja, nada mais é do que comprar infoprodutos com todos os direitos liberados. Os conteúdos mais comumente adquiridos são: ebooks, cursos online, landing pages, artigos, banners e vídeos.
Como funciona e quais as vantagens?
A produção de infoprodutos requer conhecimento e tempo. Por isso, o PLR é uma forma de começar nesse universo mesmo sem tanta expertise.
Por exemplo, você é uma cabeleireira que tem anos de atuação em cabelos loiros e deseja aumentar a sua autoridade online como referência na área. Mas, a rotina corrida do salão, te impossibilita produzir o conteúdo. Para resolver isso, você pode adquirir um ebook PLR sobre o tema e apenas editar o conteúdo de acordo com a sua persona.
Portanto, a principal vantagem do método é o aumento de agilidade e volume da produção de conteúdo. Talvez você levaria semanas e até meses para produzir o material sobre cuidados em cabelos loiros. Texto, identidade visual e diagramação seriam apenas alguns pontos a serem desenvolvidos. Por outro lado, ao adquirir o conteúdo pronto, você precisa apenas adaptar e customizar.
Outro ponto é a redução de custos. Citando o exemplo anterior, a profissional talvez teria que contratar profissionais como designer e redator para que o ebook ficasse com alta qualidade. Utilizando o método, a cabeleireira pagaria apenas uma vez pelo produto completamente pronto.
Quais são as desvantagens da estratégia?
Assim como tudo na vida, o PLR possui prós, mas também os contras. Se por um lado se ganha pela agilidade e valor mais baixo, é possível que haja redução da qualidade. O material pode ser genérico demais, levando a possibilidade de você entregar conteúdo de baixo valor para a sua persona.
Além disso, os conteúdos podem ser muito semelhantes, “mais do mesmo”. O problema é que isso pode afetar a experiência do público, diminuindo a sua credibilidade.
Dicas importantes
Para minimizar os inconvenientes citados acima, é importante levar em conta alguns pontos antes de adquirir um PLR.
- Escolha os conteúdos mais alinhados possíveis ao seu nicho de atuação, o que diminui as chances do material ser de pouco valor para a audiência.
- Avalie de perto a qualidade do infoproduto antes de adquirir. A existência de erros gramaticais são um grande indício de baixa qualidade.
Portanto, em linhas gerais, a estratégia de PLR é um método que, se bem utilizado, tem potencial de impulsionar a produção de conteúdo com esforço relativamente menor. A partir disso, é possível aumentar a presença digital da marca e autoridade na área de atuação. Mas, atenção, com o tempo e com mais experiência, o recomendado é produzir os próprios conteúdos, criados do zero para atingir a persona do negócio.
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