No Marketing Digital existem inúmeras ferramentas e estratégias para impulsionar o desempenho online de um negócio. E uma delas é o SEO. Mas o que é SEO e como ele pode contribuir para a estratégia de comunicação de uma empresa? É o que você vai descobrir no texto!
Definindo SEO
O termo Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Motores de Busca em português, se refere ao conjunto de técnicas utilizadas para que um site, blog ou página na internet apareça bem posicionado nos resultados dos buscadores como Google, Yahoo, entre outros.
Mas, você pode estar se perguntando por que aparecer nas primeiras posições em páginas de buscas é tão importante? A resposta leva em conta o comportamento da audiência. Pesquisas indicam que 80% das pessoas não passam da primeira página de resultados e 60% dos cliques se concentram nos 3 primeiros sites que aparecem.
Ou seja, não seria exagero dizer que para a sua marca “crescer e aparecer” é fundamental estar bem ranqueada em buscadores e isso é possível através da produção de conteúdo otimizado para SEO.
Vale ressaltar que a estratégia busca captar o tráfego orgânico, ou seja, sem nenhum investimento monetário é possível captar audiência de forma espontânea. Outro ponto importante é que assim como o Marketing Digital, o SEO é uma estratégia que requer dedicação contínua, portanto, os resultados não aparecerão de forma rápida nem milagrosa.
Quais fatores levam a um bom ranqueamento?
A tarefa de definir não é simples, já que existem mais de 200 fatores, nem todos sendo abertamente citados pelas empresas de pesquisas.
Contudo, há algumas boas práticas a serem seguidas por quem deseja otimizar o conteúdo para SEO:
- Conteúdo:
O texto em si é um ponto fundamental. Número de caracteres, uso de palavra-chave na quantidade ideal, imagens são fatores que influenciam na qualidade do conteúdo aos olhos dos buscadores. Portanto, quanto melhor a escrita e material mais rico e bem estruturado, maiores as chances de ser bem indexado.
- Quantidade de backlinks:
Os backlinks são links que referenciam o material. Podem ser internos ou externos. Quanto maior o volume de backlinks de um conteúdo, principalmente em sites de boa reputação, maiores as chances de boa indexação.
- Autoridade do domínio:
Outro fator importante é a autoridade do domínio, ou seja, os buscadores tendem a privilegiar sites que existem a mais tempo e, consequentemente, produzem conteúdo há mais tempo. Com maior autoridade, é muito mais provável que o material seja bem indexado. Portanto, a constância na produção também é fundamental para construir uma estratégia de SEO bem estruturada.
- Velocidade de carregamento:
Um site que demora para carregar, seja no desktop ou em dispositivos móveis, nunca estará bem posicionado. Isso acontece porque, além da qualidade do conteúdo e volume de referências a ele, os buscadores também prezam pela informação ágil. Por isso, um site responsivo e rápido é fundamental para o SEO.
Como ele pode ajudar o Marketing Digital da sua empresa?
Você pode estar se perguntando quais benefícios terei ao implementar a técnica? Existem vários:
- Menos dependência de anúncios pagos para vender seus produtos ou serviços.
- Aumento do ROI (Retorno sobre investimento), já que o SEO não demanda investimento monetário para um bom posicionamento nos buscadores.
- Mais tráfego para o site, aumentando assim as chances de conversão em vendas.
- Tráfego contínuo para a página, o que não acontece quando você faz anúncios pagos
- Construção de autoridade da marca, que também pode se refletir em vendas e vantagens competitivas.
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