Desde que surgiram, as redes sociais vêm transformando o modo como nos relacionamos com o próximo e, também, como posicionamos nossa marca no mercado.
Elas facilitam conexões, rompendo barreiras físicas e permitindo que a sua mensagem chegue a pessoas ao redor do mundo todo.
Paralela a essa mudança, surgiu a necessidade de usar as redes de forma estratégica para criar um relacionamento com o cliente. Por isso, é importante pensar…
Por que a sua marca está nas redes sociais?
A resposta para essa pergunta precisa ser: para aproximar o cliente.
Quem está nas redes sociais busca por relacionamento, por proximidade. Os usuários, seus clientes, querem saber quem é você, quais são os valores e ideais da sua marca.
Para isso, existem várias redes sociais com propostas distintas e, dependendo do seu segmento, algumas serão mais interessantes do que outras e não é preciso estar em todas.
Contudo, é necessário, sim, estar em pelo menos uma delas. Hoje, cerca de 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet no mundo. Só no Brasil, são 150 milhões de pessoas conectadas a alguma rede social.
É um movimento impossível de ser ignorado, principalmente em tratando do marketing de conteúdo, que revolucionou o mercado.
De um modo geral, os benefícios de utilizar as redes sociais na estratégia de marketing da sua empresa são:
- Manter a audiência engajada
- Posicionar a marca no mercado e para o seu cliente
- Encontrar o público do seu segmento
E isso nos leva a outra questão…
Qual é a melhor rede social para a minha marca?
Depende do seu público e objetivo. No Brasil, as redes sociais com maior número de usuários são o YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram, com um alto crescimento do Tik Tok desde 2020.
Facebook e Instagram são duas redes bastante completas, com muitas funcionalidades em vendas, fotos, vídeos e textos que permitem criar relacionamento aliado a um conteúdo de valor – que ensina, mas também entretém.
Os usuários dessas duas redes são bem diversificados, portanto, é importante ter clara a estratégia utilizada para conseguir conversar com o seu cliente ideal.
Já em se tratando do Tik Tok, a audiência, em geral, é mais jovem, portanto, caso este seja o seu objetivo, é interessante investir em um conteúdo que faça sentido para eles.
Além disso, o vídeo é o meio que mais gera visualizações, visto a potência demonstrada pelo YouTube. Então, stories e bastidores são excelentes formas de aproximação com o público.
Apesar de não figurar entre as mais acessadas do país, não podemos deixar de lado outras redes que podem ser o diferencial que a sua marca precisa.
O LinkedIn é uma rede voltada para o posicionamento profissional. Ele é útil para entender como pensam os grandes CEOs e construir autoridade dentro do seu nicho de atuação.
Para quem tem blog, o Pinterest é uma opção excelente para se tornar referência no seu segmento. E o Twitter garante uma conversa rápida e muito mais próxima do público.
A sua postura e presença nas redes são essenciais para o seu negócio. Linguagem, identidade visual e temas devem estar alinhados, deixando claro para o seu cliente quem você é o que oferece.
Sabemos que são muitos detalhes, mas são eles que farão a diferença nos resultados. Para facilitar a sua vida nas redes sociais, conte com o trabalho de quem é especialista no assunto.
A Maya está preparada para te atender! Vamos juntos?