Com cerca de 63% da população mundial conectada, as marcas precisam se inserir nesse ambiente para captar consumidores. E o Marketing Digital pode ser um forte aliado para impulsionar o crescimento e aumentar as vendas.
Por isso, conhecer e implementar tendências garante maior competitividade. Confira 5 tendências de Marketing Digital para investir e aplicar no seu negócio.
1. Conteúdo baseado em dados
Produzir apenas por produzir não é mais válido. A fase de produção frenética de posts e ebooks ficou no passado.
Atualmente, o Marketing de Conteúdo bem feito permite que os materiais sejam mais informativos e relevantes para o público. Ferramentas como o Google Analytics e análise de métricas ajudam a entender o que faz sentido para a sua audiência.
Dessa forma, produzir conteúdo com embasamento e a partir de análises, garante mais chances de se destacar. Nesse sentido, é importante investir em pesquisa e planejamento para que os posts sejam úteis e fortaleçam o vínculo do consumidor com a marca.
2. Experiências híbridas
Experiências híbridas, que mesclam atividades presenciais e remotas, são outra tendência que deve vir para ficar. A experiência é relevante pois possibilita a personalização, inovação e conexão com o cliente.
No Marketing, os eventos híbridos permitem a participação de pessoas de outras localidades, aumentando o alcance e o impacto do evento e da marca.
Outro ponto são as operações omnichannel. Comprar um produto online e retirar na loja física já é realidade, logo, as empresas precisam integrar diversos canais de atendimento para garantir uma boa experiência.
3. Social selling
Esse formato representa uma forte tendência, já que os anúncios estão cada vez mais caros e o alcance orgânico cada vez mais reduzido. A alternativa é contar com o posicionamento dos próprios funcionários em redes sociais como LinkedIn e Facebook. Dessa forma, eles passam a atuar como micro influenciadores internos e criam conteúdo relevante sobre o mercado de um negócio.
O objetivo é fazer com que seguidores avancem na jornada de compra, portanto, o alinhamento do discurso entre Marketing e Vendas é fundamental para garantir o sucesso da estratégia.
4. Nichos e comunidades
Comunidades cada vez mais nichadas estão ganhando cada vez mais força. Um grande exemplo é o BookTok, a comunidade de livros do TikTok com mais de 20 bilhões de visualizações.
O objetivo destas comunidades é conectar pessoas com interesses semelhantes e criar o sentimento de pertencimento.
Por isso, a produção de conteúdo cada vez mais especializado está em alta e ações de Marketing nichadas são uma boa estratégia para aproximar a marca destas pessoas e facilitar a criação de vínculos.
5. Novos tipos de influenciadores
O marketing de influência já não é novidade, afinal faz anos que os influencers fazem as famosas “publis” e associam a sua imagem às marcas.
Porém, o influenciador que está em alta são os virtual influencers. Como o próprio nome diz, são virtuais, ou seja, não são pessoas de verdade. O maior exemplo é a Lu do Magalu, um verdadeiro fenômeno que soma mais de 55 milhões de seguidores.
Além disso, os próprios colaboradores das empresas passaram a ser influenciadores. Com o conhecimento da empresa, eles podem influenciar sua rede de contatos e, mesmo que a audiência seja pequena, possuem grande poder de influência.
Como está o seu planejamento?
Ter consciência das tendências de Marketing Digital é apenas o primeiro passo. Posteriormente, é preciso entender como colocá-las em prática no negócio e para fazer isso é preciso muito planejamento.
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